Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
19 de Março de 2024

Câmara dos Deputados homenageia os 100 anos do plantio de soja no Brasil

O plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados, sediou na tarde da segunda-feira, 18 de março, uma homenagem alusiva aos 100 anos da Soja no Brasil. A proposição foi do deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) em homenagem a Santa Rosa e a Fenasoja. 


Prestigiaram o ato o presidente da Fenasoja 2024, Dario Germano, o vice-presidente da Fenasoja 2024, Marcos Servat, o vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, e os vereadores Rafael Rufino, Rodrigo Burkle e Gilberto Krüger. A solenidade também contou com a presença do senador Hamilton Mourão.


Osmar Terra, que presidiu a sessão, deu início ao ato com um vídeo institucional da Fenasoja, destacando o reconhecimento da história. "O plantio da soja começou na cidade de Santa Rosa. Ela foi trazida pelo pastor norte-americano, Albert Lehenbauer, que distribuiu algumas sementes para famílias locais, em 1924. Passados 100 anos, o grão está presente em todo o território brasileiro", destacou Terra.


Emocionado, Dario Germano ressaltou que a homenagem é para todos que fazem parte desta história. "Essa homenagem não é apenas para Santa Rosa ou para a Fenasoja, mas também para os mais de 5 milhões de produtores rurais do Brasil. Este ato reconheceu todo o trabalho, celebrou o passado e nos trouxe ânimo para seguir em frente. Agora convocamos todos para vivermos as comemorações na Fenasoja 2024".


Os parlamentares presentes registraram a importância econômica da cadeia produtiva da soja para o país e também de seus derivados. No ano passado, a safra do grão alcançou quase 400 milhões de toneladas. 


O vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, ressaltou o orgulho que hoje o município tem de ser, oficialmente, o Berço Nacional da Soja, "É uma alegria estar aqui representando todos os santa-rosenses que estiveram envolvidos ao longo deste século de história da soja no Brasil. Hoje, celebramos este que é o principal grão desse país, principal riqueza, responsável por alavancar a economia de muitos municípios, entre eles, Santa Rosa".


Estavam presentes também na solenidade, representantes da Embrapa, da regional do Mercosul do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a presidente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Fronteira Noroeste, Vanice de Matos.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador