A Comissão Central da Fenasoja 2024 divulgou os homenageados da edição, que receberão o Troféu Centenário da Soja, em comemoração aos 100 anos da Soja no Brasil. A entrega acontecerá na terça-feira (03/12), às 19h, no auditório do Parque de Exposições de Santa Rosa.
Segundo o presidente da Fenasoja, Dário Jr Germano, as entidades e personalidades receberão o reconhecimento pela história e pelos relevantes trabalhos prestados ao Berço da Soja e ao agronegócio brasileiro. "Neste ano de celebração, vamos reconhecer o trabalho dedicado ao desenvolvimento do agronegócio, através do cultivo da soja. Do plantio à industrialização, da gestão ao voluntariado, e também do pioneirismo; fatores que nos trazem ao Brasil que se desenvolveu através da agricultura", destacou.
Confira a lista dos homenageados desta edição:
- Pastor Walter Lehenbauer, neto do pastor Albert Lehenbauer, pioneiro da soja no Brasil;
- John Deere, pelo pioneirismo das máquinas Agrícolas;
- AGCO e seus diretores Everton dos Santos e Fabrício Muller, pela produção de máquinas agrícolas no Berço da Soja e pelo incentivo e patrocínio da viagem do Berço Nacional da Soja até a fazenda Lehenbauer no EUA;
- Emater e engenheiro agrônomo Paulo Kappel, pela extensão rural e Operação Tatu, que revolucionou a fertilidade do solo;
- Embrapa, pela referência em pesquisa e ciência de sementes do mundo;
- O presidente da Acebra, Jerônimo Goergen, autor da lei federal do Berço para Santa Rosa, quando deputado federal;
- Paulo Herrmann, liderança global do agronegócio e embaixador voluntário da Fenasoja 2024;
- Sheun Ming Ling (in memorian), pela importante contribuição para o agronegócio mundial, com a primeira fábrica de óleos vegetais brasileira, a IGOL, aqui em Santa Rosa.
- Município de Santa Rosa, prefeito Anderson Mantei e vice Aldemir Ulrich, pela liderança pública e trabalho no centenário da soja.
A cerimônia de premiação é aberta ao público. A Fenasoja 2024 acontecerá de 29 de novembro a 08 de dezembro no Parque de Exposições de Santa Rosa/RS.