Conhecer os Caminhos da Soja na Fenasoja 2022, que segue até este domingo (08/05), é uma opção interessante para quem quer reviver, de forma lúdica, a história da agricultura e da soja na região de Santa Rosa.
Nesta edição, milhares de pessoas já passaram pelo espaço, onde está exposto o Mini Mundo da Agricultura Familiar, uma maquete de 36m², que apresenta um olhar sistêmico sobre o desenvolvimento rural local. Além disso, a exposição de equipamentos antigos, boa parte pertencente à família Gassen de Santa Rosa, demonstra os instrumentos de trabalho que ajudaram a construir a história da agricultura na região.
O atrativo coordenado pela Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2022, está integrado ao espaço institucional da Emater/RS-Ascar na Exporural.
O Mini Mundo da Agricultura Familiar é um espaço interativo, que apresenta detalhes da evolução da agricultura, desde a colonização de Santa Rosa e região, até os dias de hoje. Nele, observa-se o contexto em que viviam os colonos que chegaram nas primeiras décadas do século XX, com detalhes que apresentam desde o saneamento básico até o sistema de produção, com a derrubada de matos para o início de novas plantações, a maior parte voltada à subsistência, e instalação de moradias.
Num primeiro momento, a madeira-de-lei e os ervais nativos faziam parte do cenário local como um forte atrativo, além da natureza abundante, disponibilidade de água e a fértil terra vermelha.
O registro da evolução prossegue com a chegada das primeiras lavouras comerciais, melhoria da fertilidade do solo, com iniciativas a exemplo da Operação Tatu, mecanização, diversificação de culturas e de sistemas de produção, escoamento dos produtos, desde a chegada da estrada de ferro, até a existência de melhores infraestruturas para deslocamento de caminhões. A melhoria da qualidade de vida está representada também em melhorias na habitação, no saneamento básico, na chegada da energia elétrica e nas fontes de energias renováveis.