Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
07 de Maio de 2022

Mini Mundo da Agricultura Familiar atrai milhares de pessoas aos Caminhos da Soja

Conhecer os Caminhos da Soja na Fenasoja 2022, que segue até este domingo (08/05), é uma opção interessante para quem quer reviver, de forma lúdica, a história da agricultura e da soja na região de Santa Rosa. 


Nesta edição, milhares de pessoas já passaram pelo espaço, onde está exposto o Mini Mundo da Agricultura Familiar, uma maquete de 36m², que apresenta um olhar sistêmico sobre o desenvolvimento rural local. Além disso, a exposição de equipamentos antigos, boa parte pertencente à família Gassen de Santa Rosa, demonstra os instrumentos de trabalho que ajudaram a construir a história da agricultura na região. 


O atrativo coordenado pela Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2022, está integrado ao espaço institucional da Emater/RS-Ascar na Exporural. 


O Mini Mundo da Agricultura Familiar é um espaço interativo, que apresenta detalhes da evolução da agricultura, desde a colonização de Santa Rosa e região, até os dias de hoje. Nele, observa-se o contexto em que viviam os colonos que chegaram nas primeiras décadas do século XX, com detalhes que apresentam desde o saneamento básico até o sistema de produção, com a derrubada de matos para o início de novas plantações, a maior parte voltada à subsistência, e instalação de moradias.  


Num primeiro momento, a madeira-de-lei e os ervais nativos faziam parte do cenário local como um forte atrativo, além da natureza abundante, disponibilidade de água e a fértil terra vermelha. 

O registro da evolução prossegue com a chegada das primeiras lavouras comerciais, melhoria da fertilidade do solo, com iniciativas a exemplo da Operação Tatu, mecanização, diversificação de culturas e de sistemas de produção, escoamento dos produtos, desde a chegada da estrada de ferro, até a existência de melhores infraestruturas para deslocamento de caminhões. A melhoria da qualidade de vida está representada também em melhorias na habitação, no saneamento básico, na chegada da energia elétrica e nas fontes de energias renováveis.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador