Atração já tradicional da Fenasoja, o Festival Regional de Pratos de Soja reuniu participantes de 45 municípios da Fronteira Noroeste e Missões nesta quinta-feira (05/05), no auditório do Centro Administrativo do Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2022 e Coopermil, com o apoio das Prefeituras dos municípios participantes.
Num contexto de estímulo ao uso diversificado e saudável da soja na alimentação humana, o Festival reuniu 90 pratos doces e salgados que revelam a cultura diversificada dos povos que colonizaram a região de Santa Rosa. As receitas participantes foram selecionadas em etapas municipais e integram o livro distribuído gratuitamente durante o Festival.
Entre as lideranças que participaram da solenidade estão o presidente da Fenasoja 2022, Elias Dallalba, o vice-presidente da feira, Dario Germano Júnior, o gerente regional da Emater/RS-Ascar e presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, José Vanderlei Waschburger, presidente da Coopermil, Ernani Tober, e assistentes técnicas regionais da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto e Lisete Primaz, representando todas as extensionistas sociais da região, que organizaram as seletivas municipais para escolha dos pratos, bem como incentivam o uso da soja em receitas do cotidiano das famílias, como forma de promover saúde, em um contexto de segurança e soberania alimentar.
O Festival Regional de Pratos de Soja tem como objetivos valorizar a soja produzida pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo de soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica; mobilizar a região para o Festival, estimulando a criatividade e valorizando as receitas preparadas diariamente pelas agricultoras; unir a cultura da soja com as características e a história dos municípios da região; ser um atrativo e referencial da Fenasoja, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater/RS-Ascar; e disponibilizar ao público as receitas desenvolvidas pelas participantes do Festival.
Homenagem
O primeiro exemplar do livro de receitas de pratos derivados de soja foi entregue pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar e presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados José Vanderlei Waschburger à senhora Hildegard Schwarz Schultz, neta de Bruno Schwarz, que em 1924, junto com os agricultores Johann Müeller, Emanuel Brachmann e Gustavo Bessel, foi um dos primeiros a receber os grãos de soja que chegaram em Santa Rosa, pelas mãos do pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), Albert Lehenbauer. Este gesto de Lehenbauer contribuiu para que o município fosse reconhecido como Berço Nacional da Soja.
As coordenadoras das seletivas municipais assim como as mulheres que contribuíram com suas receitas receberam certificados de reconhecimento, bem como um exemplar do livro, permitindo que a soja se difunda ainda mais na alimentação humana.