Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
10 de Fevereiro de 2020

PAVILHÃO DESTACARÁ A PREVENÇÃO EM SAÚDE DURANTE A FENASOJA 2020

Novidade será a exposição do Intestino Gigante, uma réplica ampliada do intestino grosso, modelo inflável, com 20 metros de comprimento.

Uma parceria firmada na sexta-feira, 07, entre a FENASOJA 2020, o Hospital Vida & Saúde, Fundação Municipal de Saúde-FUMSSAR e Fundação Educacional Machado de Assis-FEMA, oportunizará a criação do Estande da Saúde durante os 10 dias da feira. A grande novidade do espaço será a exposição do Intestino Gigante, uma réplica ampliada do intestino grosso, modelo inflável, com 20 metros de comprimento. A medida, em parceria com a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino-ABRAPRECI, busca conscientizar a população sobre a importância da prevenção do câncer 

Segundo o médico cirurgião do Aparelho Digestivo, André Petter, a exposição do Intestino Gigante permite que o visitante tenha uma experiência interativa, caminhando, sob a supervisão de monitores, no interior de uma instalação que simula o intestino grosso. "No projeto o visitante poderá visualizar exemplos das principais doenças que acometem esse órgão, com destaque ao câncer, bem como ouvir informações relativas à prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças e importância do consumo de dieta rica em fibras vegetais como os legumes, verduras e frutas", explicou André.

Para o médico oncologista Pedro Lourega é a oportunidade para reafirmar o compromisso com a prevenção e mostrar que mudanças de hábitos contribuem para uma vida mais saudável. "Será um importante espaço para o público buscar orientação de saúde além de interagir com a exposição", salientou.

O presidente da FENASOJA Elias Dallaba reitera o compromisso da feira com a saúde regional, trazendo para o evento, atividades que possam gerar conscientização. "Será uma grande novidade no Parque, e levaremos a prevenção para os visitantes tirando dúvidas e demonstrando novas tecnologias na área da saúde", salientou.

O Pavilhão ainda contemplará um espaço para entidade voltadas a saúde apresentarem suas ações, entre elas estará o Curso de Enfermagem da FEMA. Acadêmicos realizarão, juntos com médicos, orientações de saúde, e troca de informações. 

O presidente do Hospital Vida & Saúde, Rubens Zamberlan enfatizou a importância de feiras comerciais olharem para a saúde como um fator importante para o desenvolvimento regional. "Um espaço importante onde poderemos mostrar o trabalho realizado pelas entidades de saúde da região".


Como acontecerá a visitação do Intestino Gigante: 

A circulação do público é feita através de um túnel inflável de 2,5 de diâmetro largura, formando um corredor contínuo da entrada até a saída. O visitante literalmente anda por dentro do intestino.

Grupos com até 10 pessoas por visita recebem informações sobre a prevenção do câncer colorretal e de cuidados gerais de saúde, por vídeo instalado em 4 módulos do inflável. 

A visita ao interior do modelo dura aproximadamente 8 minutos, com acompanhamento de monitores, em geral estudantes de medicina, enfermagem, nutrição e que subsidiam informações científicas sobre a prevenção do câncer colorretal.

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.