Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
03 de Maio de 2018

Tecnologia biológica na cultura da soja é abordada em seminário na Fenasoja 2018


 A discussão de propostas de manejo e tecnologias na cultura da soja recebeu espaço na Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018), em estações dos dias de campo promovidos pela Emater/RS-Ascar, e em eventos inseridos na programação da feira. O Seminário sobre Tecnologia Biológica na Cultura da Soja atraiu a atenção de técnicos, agricultores e estudantes que estiveram no auditório do centro administrativo do parque municipal de exposições de Santa Rosa, nesta quinta-feira (03/05). O evento é resultado da parceria entre Arede, Emater/RS-Ascar e Unicooper. Contou também com o apoio da Simbiose-Agro e Cooperluz.


O diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura, destacou, na oportunidade, que adotar o manejo integrado de pragas, fazer transição para sistemas ecológicos, produzir de maneira mais limpa, com menos impacto no meio ambiente e na saúde do agricultor, exige cada vez mais conhecimento. "A gente saúda este evento e espera que possamos avançar para momentos que possamos comemorar índices melhores de uso de produtos biológicos e menores impactos ambientais", afirmou.


O coordenador da Arede, Airton Rodrigues da Silva, declarou que, ao mesmo tempo, em que é reconhecida a contribuição da soja no crescimento econômico da região, com a realização de eventos como este, se tem a oportunidade de  discutir as consequências deste progresso. "Nos permite trazer este debate da necessidade que nós temos de ampliar a tecnologia que aumenta a produtividade, mas que também pensa nas consequências do aumento de produtividade", declarou.


O presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2018, Gilmar Francisco Vione, saudou a todos e desejou que "levem consigo o desafio de quebrar alguns paradigmas e que se encontre uma maneira mais equilibrada de trabalhar na agricultura, acreditando que passo a passo podemos alcançar um sistema de produção mais sustentável".


Durante o seminário, o manejo integrado de pragas e doenças (MIP/MID) na cultura da soja foi abordado pelo assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Santa Rosa, engenheiro agrônomo Fernando Dornelles Fagundes. Na região de Santa Rosa, em 2018, unidades de referência de MIP e MID foram implantadas e acompanhadas pela Emater/RS-Ascar em oito municípios da região, com a proposta de diminuir custos de produção nas lavouras de soja, ao mesmo tempo em que é reduzido o impacto ambiental.


 Na sequência, o engenheiro agrônomo da Arede, Cézar Alexandre Borscheidt, apresentou resultados práticos do uso do controle biológico na cultura da soja. Pesquisas e tecnologias disponíveis para o controle biológico formaram o tema da explanação do representante da Simbiose Agro, Alexandre Bueno.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador