Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Pecuária
15 de Abril de 2018

Premiações e tradição na produção leiteira estarão presentes na Fenasoja

Neste ano, a feira contará com a participação de produtores que acumulam experiências e animais premiados.

Um dos mais importantes segmentos da economia regional estará em evidência em mais uma edição da Fenasoja. Conforme Gustavo Sauter Groff, presidente da comissão de pecuária, já estão confirmados os tradicionais julgamentos morfológicos de Cavalos Crioulos, provas Campeiras como a Campereada e Paleteada, além da exposição de gado de corte das raças Angus e Brahman.


Para o gado leiteiro, estão programados julgamentos e torneio leiteiro, com premiação de 50 mil reais, distribuídos em todas as modalidades. Neste ano, a feira contará com a participação de produtores que acumulam experiência, e com animais premiados em diversas feiras.


O casal de médicos veterinários, Marcos Freitas e Ângela Maraschin, são um dos produtores que participarão dos concursos e exposição na área da Pecuária.  Proprietários da Cabanha Gema (Lajeado Pessegueiro - Santa Rosa/RS), ambos relatam que os preparativos para uma grande feira, como é o caso da Fenasoja, iniciam um ano antes da feira. "Começamos a planejar a feira há mais ou menos um ano, definimos os animais que levaremos ao parque há umas 3 semanas, e a partir disso entramos com alimentação diferenciada, visando apresentá-los na sua melhor condição física, com sua máxima produção de leite. Participaremos com pelo menos um animal em cada categoria, ou seja, pelo menos 22 animais", comenta Marcos Freitas, que participa de exposições, inclusive em Santa Rosa e gerião, desde  a fundação da cabana Gema, em 1961, antes mesmo da Fenasoja.


Neste cenário, se faz importante pontuar sucessão familiar no campo, amplamente discutida em tempos atuais. Um exemplo disso é o envolvimento familiar neste processo, com a participação de crianças como puxadores nas categorias normais dos animais e também no concurso jovem criador (crianças até 14 anos).


A fase pela qual atravessa a atividade leiteira pode não ser uma das mais favoráveis, mas feiras como a Fenasoja propiciam aos expositores, a possibilidade de apresentar o potencial de seus animais, além de servir como um valioso canal para potencializar a compra de genética. A área de pecuária da Fenasoja possui também o papel de congraçamento entre criadores e expositores, trocas de experiências e conhecimentos, além de sair um pouco da rotina diária do campo, pontuou Groff, que preside esta comissão.                                                                                                                                                                                                                     

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador