Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
29 de Novembro de 2024

Fenasoja 2024: Abertura do Pavilhão da Agricultura, Soja e Derivados celebra potencialidades da agroindústria familiar

Atração permanente da Fenasoja 2024, as atividades do Pavilhão da Agricultura, Soja e Derivados foram abertas oficialmente nesta sexta-feira (29/11), em Santa Rosa. A potencialidade e a diversidade de produtos da agricultura familiar foram celebradas com a presença de diversas lideranças, entre elas, o secretário Estadual de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, o vice-presidente da feira, Marcos Eduardo Servat, o presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, a presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2024, Vanessa Gnoatto, o gerente regional e a  gerente adjunta da Emater/RS-Ascar, Valmir Thume e Ivânia Polaczinski, assim como a presidente da Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa (Aphrorosa), Ester Seide, representando os expositores do Pavilhão.  

Os visitantes da feira podem apreciar até o dia 08/12 os produtos de 67 empreendimentos vindos de diferentes pontos do Estado. Sucos, geleias, panificados, embutidos, queijos, conservas, hortaliças, derivados de cana-de-açúcar, mel e hortigranjeiros estão entre os produtos oferecidos. 


Mais agroindústrias formalizadas 

Destaque em número de agroindústrias assessoradas pelo Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf RS), da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, a região de Santa Rosa possui aproximadamente 460 estabelecimentos cadastrados e mais de 200 inclusos, o que aponta a busca pela legalização destes empreendimentos e as oportunidades de agregação de valor que podem ser aproveitadas por agricultores familiares. 

Na oportunidade do ato de abertura do Pavilhão, o secretário Vilson Covatti, acompanhado do assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Jorge João Lunardi, do diretor do Departamento da Agricultura Familiar da SDR Flávio José Smaniotto e pelas demais lideranças, assinou e realizou a entrega de certificados de inclusão no Peaf RS aos proprietários das agroindústrias Real Sabor Caseiro, de Giruá; Panificadora Missões, de Guarani das Missões; Agroindústria Meinerz, de Santa Rosa; e  Agroindústria Dois Chicos, de Santo Ângelo.

O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou que os escritórios da Instituição de todo o Estado estão à disposição para orientar sobre o acesso à política pública da SDR, que permite a assessoria para a legalização, produção e acesso a mercados pelas agroindústrias familiar. 

O secretário Covatti reconheceu a importância da Assistência técnica e Extensão Rural e Social (Aters) prestada às famílias rurais nos últimos 70 anos, desde em momentos marcantes como a Operação Tatu e o trabalho em diferentes frentes que segue até hoje para apresentar alternativas para a rentabilidade a qualidade de vida dos agricultores familiares do RS, numa parceria com o Governo do RS.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Co-promoção

Patrocinador

Apoio

Patrocinador

Patrocinador Grão de Ouro

Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Ouro

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Prata

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador

Patrocinador Bronze

Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador