Na tarde desta sexta-feira, 29, o Pastor Walter Lehenbauer e sua família chegaram à Fenasoja. Em um momento de muita emoção, voluntários e visitantes da feira receberam a família que veio dos Estados Unidos no parque de exposições. Walter é neto do pastor Albert Lehenbauer, que introduziu a soja no Brasil a 100 anos atrás.
O centenário da soja no Brasil será celebrado durante a Fenasoja 2024 com uma programação especial. O dia D das celebrações será na segunda-feira (02/12), quando eles se encontrarão com descendentes de quatro famílias que receberam os grãos e introduziram nas lavouras há 100 anos, as famílias Bessel, Schwartz, Muller e Brakmann.
Ato está marcado para às 19h, no Centro de Eventos e será marcado por homenagens. Às 20h, haverá o lançamento do livro 100 anos da Soja no Brasil. "Será uma noite muito especial, pois teremos em Santa Rosa os familiares do pastor se encontrando com as famílias que iniciaram o plantio da soja. É o ponto alto da programação e celebração do centenário durante a Fenasoja 2024", destacou Dario Jr Germano, presidente da Fenasoja 2024.
Antes disso, no domingo (01/12) às 09h, um encontro promete trazer emoção e relembrar a história. A família americana será recebida na Linha 15 de Novembro, onde acontecerá a inauguração do Marco 0, um memorial da história da soja. No local haverá uma cerimônia luterana.