A saudade, a nostalgia e o saudosismo estavam presentes na
primeira noite do Musicanto Fenasoja - 2018. De seis países vieram 785 músicas,
dessas 24 foram selecionadas para o Festival.
Na primeira noite da classificatória, foram executadas na categoria instrumental: "Quando o samba chora", "Deitando o cabelo" e "Mil léguas do sim. As canções "Mundo esmeraldino", "Colibri", "Mais que o próprio céu", "Os pequenos do beco", "Charlie 04", "Dona insônia", "Enfim nós", "Lo que dura una zamba" e "Corazon de islero" na categoria livre.
Entre essas inúmeras canções cada uma trouxe a vivacidade e a marca de várias regiões do Rio Grande do Sul, São Paulo, Uruguai e Argentina. Para o Presidente da Fenasoja, Alexandre Maronez, a feira conseguiu colocar o Musicanto no lugar que ele realmente merece, ?Mesmo tendo um período de turbulência, tivemos a brilhante ideia de reavivar o Musicanto e fazer com que ele aconteça neste belo evento. Isso é algo fantástico e belíssimo para a parte cultural da Feira, e também, para Santa Rosa e região. É muita poesia em forma de música.", comenta.
O evento está sendo realizado através da Comissão de Cultura e Turismo, presidido por Vítor De Conti. "Essa nova formulação facilita algumas coisas e outras nos exigem mais responsabilidades. Temos uma equipe bem engajada, assim como, toda a equipe da Fenasoja 2018 colaborando intensamente. E isso nos dá a tranquilidade que será um grande evento", destaca De Conti.
O Coordenador do Musicando 2018, Fernando Keiber, ressalta, "A Fenasoja é uma das principais Feiras do Brasil e o Musicanto é um movimento de Santa Rosa que acaba levando o nome do município para todos os cantos. É um evento que possui muito conhecimento entre o público latino-americano. A união de ambas marcas causou uma explosão para que as empresas pudessem vivenciar tudo isso conosco. Enfim, é um case de sucesso." , comemora .
Durante a noite desta sexta-feira, 27, um grande público se fez presente para curtir as 12 atrações. Prestigiando o evento, desde a sua primeira edição, a santa-rosense, Ingride Mundstock Bozzetto, evidencia o sucesso do Musicanto, "Sempre participei, além de ser muito organizado, as músicas são excelentes. Cada Musicanto é uma aula".
Para a noite do sábado, 28, está programado o show com o músico instrumentista Luiz Carlos Borges juntamente com um quinteto de músicos da Capital do Estado. A novidade é que Borges dividirá o palco com o argentino Franco Luciani. A música campeã do festival, além da mais popular, será conhecida na noite do domingo,29, após o show de Erlon Péricles.