Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
11 de Novembro de 2021

Culinária com derivados da soja é estimulada na região de Santa Rosa

A Fronteira Noroeste e as Missões estiveram mobilizadas nesta quarta-feira (10/11), em torno de dois temas centrais para a região: a Culinária da Soja e a Cadeia do Leite. Os eventos promovidos pela Fenasoja 2022 reuniram centenas de lideranças, extensionistas rurais e agricultores no Centro Cívico Cultural de Santa Rosa.

O evento com foco na Culinária da Soja marcou o lançamento do tradicional Festival de Pratos Derivados de Soja, que chega a sua 4ª edição e ocorre em maio de 2022, durante a próxima Fenasoja, em uma iniciativa conjunta da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, Emater/RS-Ascar, Assessoria de Políticas para Mulheres de Santa Rosa e Coopermil.

 

Para isso, a palestra realizada durante o lançamento busca ampliar a culinária da soja para além da realização do Festival, estimulando para que faça parte do cotidiano das famílias na região que cultiva mais de 720 mil hectares do grão. A realização do evento é resultado da parceria entre Fenasoja, Emater/RS-Ascar, Celena, CCGL, Coopermil, Cotrirosa e Unijui.

 

Entre as lideranças presentes estiveram o presidente de honra da Fenasoja 2022, Nilson Guidolin, vice-prefeito de Santa Rosa, Aldemir Ulrich, representando o Poder Legislativo, a vereadora Cleonice Brinhol, presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados e gerente regional da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, presidente da Coopermil, Ernani Thober, presidente da Cotrirosa, Clenir Antônio Dalcin, técnico da Celena Alimentos, José Júnior Fiorin e assessora de Políticas para Mulheres da Prefeitura de Santa Rosa, Solange Grizza, assim como prefeitos, vice-prefeitos, secretários municipais, lideranças sindicais e comunitárias de diferentes pontos da região.

 

A proposta do Festival é valorizar a soja produzida pela agricultura familiar, que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo da soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica; e mobilizar a região para o 4º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, estimulando a criatividade e valorizando as receitas preparadas diariamente pelas agricultoras.

 

Soja na alimentação Humana

As professoras dos cursos de Nutrição e tecnólogo em Gastronomia da Unijuí Eilamaria Libardoni Vieira e Tiana Kronbauer Hintz abordaram o uso diversificado, saudável e seguro da soja, enfatizando a alimentação saudável como um caminho para a qualidade de vida.

Também se salientou o aspecto social ao lembrar que a alimentação adequada e saudável deriva de um sistema alimentar socialmente e ambientalmente sustentável, voltado à justiça social e à biodiversidade.

Rebuscou-se ainda memórias afetivas com a reflexão sobre o enfraquecimento da transmissão de habilidades culinárias entre gerações, o que favorece o consumo de alimentos ultraprocessados. A provocação veio em forma de pergunta apresentada pela professora Eilamaria: ?Quais as habilidades culinárias deixaremos sobre o consumo da soja para nossos filhos, netos, amigos??.

Tiana destacou de forma didática formas de adotar uma alimentação saudável e o aproveitamento da soja na alimentação do dia-a-dia, com criatividade e organização.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Santa Rosa e Assessoria de Imprensa Fenasoja 2022

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador