Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Geral
16 de Abril de 2018

Soja na alimentação humana recebe destaque na feira

Cozinha da soja será uma atração durante a Fenasoja

A diversificação do uso da soja na alimentação humana recebe destaque na Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em um contexto histórico e cultural da região que é considerada Berço Nacional da Soja. O valor nutricional do grão e, em alguns, casos o cultivo da soja como hortaliça, aproveitados no incremento de diversas receitas é apresentado no já tradicional Festival Regional de Pratos Derivados de Soja e nas oficinas realizadas na Cozinha da Soja.


Para a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, que auxilia na organização das atrações, Vanessa Gnoatto, o uso da soja na alimentação humana, deve ser complementar, sendo que se pode incrementar diversas receitas com esse grão, aproveitando seu potencial nutritivo.


O Festival de Pratos Derivados de Soja mobilizou a Fronteira Noroeste e as Missões em seletivas municipais para a escolha das delícias que compõe o evento, que será realizado no dia 02/05, às 14h, no Centro Administrativo do Parque de Exposições. Participam do Festival em torno de 40 municípios, por meio da mobilização realizada o pela Emater/RS-Ascar e apoiada pela Coopermil e Administrações Municipais.


Cada município será representado por um prato doce e um prato salgado. O coordenador da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados da Fenasoja 2018, assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione, destaca que são múltiplas as finalidades e os benefícios inerentes ao festival.  Os objetivos do evento são de valorizar a soja produzida pela agricultura familiar que faz parte da cultura regional; incentivar a divulgação do consumo de soja de forma prática, saudável, complementar e diversificada na alimentação humana; realizar um trabalho educativo para a produção de soja orgânica, principalmente contra o uso abusivo e indiscriminado dos biocidas; estimular a criatividade na elaboração de receitas preparadas diariamente pelas agricultoras; unir a cultura da soja com as características e a história dos municípios da região; e ser um atrativo e referencial da Fenasoja, culminando com o trabalho educativo desenvolvido pelas equipes municipais da Emater da região. As receitas selecionadas serão publicadas em um livro que será lançado durante a Feira.


Durante a feira, quem visitar a Cozinha da Soja, poderá conferir orientações de uso e preparo de receitas com a soja em sua composição.


No entanto, não é qualquer soja que pode ser consumida. Segundo o presidente da Comissão de Agricultura, Soja e Derivados, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Gilmar Francisco Vione, a soja para alimentação deve ser proveniente, preferencialmente, de lavouras sem o uso de produtos químicos, que podem deixar resíduos prejudiciais à saúde. "A preferência deve ser à soja orgânica certificada ou produzida nas propriedades rurais, com práticas que garantam a segurança alimentar", destaca.


Os cuidados começam pela escolha do local, adoção de práticas conservacionistas do solo, utilização de barreiras naturais e priorização do uso de adubos e insumos orgânicos, entre outros métodos alternativos para evitar possíveis contaminações no alimento a ser consumido.

 

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador