Oficinas de pratos derivados de soja são oferecidas gratuitamente na 21ª Fenasoja

 

Os visitantes da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) tem a oportunidade de participar diariamente de oficinas culinárias de derivados de soja, oferecidas gratuitamente na Cozinha da Soja, junto ao Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. As oficinas contam com a parceria da Emater/RS-Ascar, Coopermil e Gabinete da Primeira Dama de Santa Rosa.

No primeiro dia de feira (29/04), merendeiras acompanharam a elaboração de receitas e neste sábado (30/04), o Grupo de Escoteiros Terra Vermelha conduziu e participou da oficina de pratos derivados de soja.

Neste domingo (01º/05), quem for até a Cozinha da Soja poderá acompanhar às 10h, às 14h e às 16h, a elaboração de um bolo de farofa com mousse de limão.

Já na segunda-feira (02/05), participantes de diferentes pontos da região devem acompanhar o passo-a-passo do extrato e resíduo de soja e a elaboração de um pão doce com frutas, que inclui estes ingredientes. Às 14h, escolares são convidados a participar da demonstração da receita de brigadeiro de soja.

O passo a passo da elaboração do extrato e do resíduo de soja para uso na alimentação humana também será demonstrado na terça-feira (03/05), às 11h e às 16h. Estes ingredientes serão aproveitados em uma torta de legumes.

Na quarta-feira (04/05), um bolo com derivados de soja será elaborado às 11h. Pela, tarde, às 14h, os participantes poderão conhecer e se deliciar com o picolé de soja.

Na quinta-feira (05/05) não haverá oficinas, no entanto, o público será recepcionado às 17h para o compartilhamento do bolo oficial dos 50 anos da Fenasoja.

As oficinas seguem na sexta-feira (06/05), às 11h e às 15h, com elaboração de bolo de forminha com soja e laranja.

No sábado (07/05), os visitantes acompanham a receita de bolo de agrião com soja, às 10h, 14h e 16h. Tofu e barquetes terão suas receitas apresentadas no domingo (08/05), às 10h e às 14h.

A coordenadora da Cozinha da Soja, Cleidi Diel, reitera que a Cozinha tem o propósito de “divulgar o aproveitamento da soja da alimentação humana, de forma simples e prática, em receitas que já fazem parte do cotidiano das famílias e, assim, aproveitar-se de seus benefícios para a saúde e configurar um novo sabor ao cardápio”.

Além das oficinas de pratos derivados de soja, diariamente, também de forma gratuita, às 18h e 20h, o Sistema Senar/Farsul oferece oficinas de derivados de leite.DSC00617