Morfologia Credenciadora ao Freio de Ouro e início das Provas Funcionais

Na manhã deste sábado, teve início na 21ª Fenasoja a etapa Credenciadora ao Freio de Ouro. O evento tradicionalmente reúne e coloca em evidência o Cavalo Crioulo.
Na credenciadora, os animais são avaliados na prova morfológica, em oito etapas funcionais que incluem paleteada, esbarrada, mangueira, andadura, volta sobre patas, entre outras. Ao fim das avaliações, são premiados as fêmeas e os machos com a maior média final na pontuação dentre as respectivas categorias. Neste ano a avaliação dos animais será realizada pelos jurados Lúcio Stancowski, João Vargas e Sandro Amaral. Os animais vencedores são habilitados a participar do Freio de Ouro da Expointer em Esteio. Também serão distribuídos prêmios em dinheiro aos vencedores.
O resultado das provas ocorrem amanhã (01) durante a tarde.
Nesta edição também conta com a presença de José Luiz Lima Laitano, presidente da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos). O presidente da ABCCC declarou que na região tem um núcleo muito forte, onde a raça de cavalos crioulos cresce cada vez mais e que faz com que movimento da economia cresça também.

4 5 6