Lançado Festival Regional de Pratos Derivados da Soja

A valorização da soja na alimentação humana receberá evidência em aproximadamente 40 municípios de abrangência da Emater/RS-Ascar, na região de Santa Rosa. A 2ª edição do Festival Regional de Pratos Derivados de Soja foi lançado nesta quarta-feira (09/12), no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, onde todos os municípios voltam a se encontrar no dia 3 de maio de 2016, durante a 21ª Fenasoja.
O pontapé inicial da programação do lançamento aconteceu com palestra sobre o consumo de soja na alimentação humana e boas práticas de fabricação de derivados do grão, conduzida pela assistente técnica regional de supervisão da Emater/RS-Ascar, em Ijuí, Rejane Carla Gollo Fornari.

Na sequência, foi discutido e aprovado o regulamento do próximo Festival de Pratos Derivados de Soja, que envolverá em torno de 40 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões. A assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar na área Social, e presidente da Comissão Soja e Derivados da 21ª Fenasoja, Vanessa Gnoatto, destaca que “é necessário perceber a soja não só como um commodity ou um produto, mas, sobretudo, como um alimento que se for usado de forma complementar na nossa alimentação pode ser um ótimo aliado”. Ela explica ainda, que outro objetivo é dar visibilidade às características dos municípios que compõe o cenário regional. “Queremos que cada município sinta-se parte da Fenasoja e participe desse festival, inserindo subprodutos da soja em seus pratos típicos e trazendo os mesmos para confraternizar na feira”, acrescenta.

Nós queremos mostrar que diversas receitas que fazem parte da identidade alimentar regional podem ter a soja facilmente incluídas nas mesmas, além de organizar uma coletânea de todas elas e compilar em um livro de receitas

A versatilidade e o sabor do grão na alimentação humana puderam ser degustados no coquetel-almoço com pratos derivados de soja. Todas as receitas são compiladas em um livro distribuído gratuitamente permitindo que mais pessoas possam se aventurar na cozinha para preparar pratos a base do grão.

Participam do Festival Regional, pratos classificados nas etapas regionais. O evento é coordenado pela Emater/RS-Ascar e a Comissão de Soja e Derivados da 21ª Fenasoja, contando com o apoio de diversas entidades parceiras como Administrações Municipais de Santa Rosa e região, através de suas Secretarias e/ou Conselhos Municipais, Câmaras Municipais de Vereadores, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres e Coopermil. O prefeito de Santa Rosa, em exercício, Luís Antônio Benvegnú, destacou que o grão além de girar a economia local, deve ter valorizados seus métodos alternativos de aproveitamento, como o uso da soja orgânica na alimentação humana.

Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Luiz Nelmo de Menezes Vargas, reiterou a importância de unir esforços e mobilizar diversas parceiras com vistas à qualidade de vida das famílias assistidas. Já o presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Lauermann, destacou que “a soja não está apenas no nome da feira, mas também nas ações que são empreendidas como o encerramento oficial da colheita de soja no país, que acontece no primeiro dia da feira, o Festival de Pratos no dia 3 e as oficinas diárias na Cozinha da Soja”.

Entre as autoridades presentes no lançamento, além do prefeito em exercício Luís Antônio Benvegnú e do gerente regional da Emater/RS-Ascar Luiz Nelmo de Menezes Vargas, estiveram o presidente da Coopermil Joel Capeletti, presidente da 21ª Fenasoja Gerson Miguel Lauermann, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar José Vanderlei Waschburger, coordenador geral da Fenasoja Cléo Antônio Rockembach, a diretora da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres Solange Grizza e coordenadora de educação social da Coopermil Glotilde Bao.

Na programação da 21ª Fenasoja, que ocorre de 29 de abril a 8 de maio de 2016 no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, além do festival, estão previstas oficinas diárias do uso da soja em diversas receitas. O prazo para as inscrições será aberto previamente, sendo que a participação será gratuita. Também na Cozinha da Soja devem ser comercializados produtos derivados do grão.

IMG-20151209-WA0001 IMG-20151209-WA0004