Fenasoja

PORTAL OFICIAL DA IMPRENSA

Exporural
04 de Maio de 2018

Dias de Campo encerram com participação de 1.500 agricultores da região na Fenasoja

Em torno de 1.500 agricultores participaram dos dias de campo promovidos pela Emater/RS-Ascar, na área da Exporural, durante a Feira Nacional da Soja (Fenasoja 2018), em Santa Rosa. Nos eventos realizados de 02 a 04/05 foram conduzidas estações sobre segurança e soberania alimentar, com ênfase em tecnologias para produção de autoconsumo, energias renováveis, manejo integrado de pragas e doenças (MIP/MID), controle biológico na cultura da soja (em parceria com Unicooper e Arede) e gestão na atividade leiteira, com orientações transversais na área de solos. 


Nesta sexta-feira (04/05), participaram excursões vindas de Bossoroca, Cândido Godói, Guarani das Missões, Independência, Porto Xavier, Salvador das Missões, Cerro Largo, Santa Rosa e São Miguel das Missões. Na quinta-feira (03/05) foram recebidos agricultores de Doutor Maurício Cardoso, Entre-Ijuís, Porto Lucena, Santo Cristo, São Pedro do Butiá, Vitória das Missões e Dezesseis de Novembro. 


 Na quarta-feira (02/05), mais de 400 pessoas, vindas de Boa Vista do Buricá, Campina das Missões, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, São Paulo das Missões, Ubiretama e Alecrim, também acompanharam as estações. Também estiveram presentes agricultores da região de Ijuí e visitantes argentinos. 


Além dos participantes dos dias de campo, excursões vindas de Giruá, Caibaté, Mato Queimado, Roque Gonzales, Sete de Setembro, São José do Inhacorá, Tucunduva e Novo Machado. participaram de uma visita guiada na segunda-feira (30/04). Com isso, aproximadamente 1.500 agricultores participaram das excursões à área da Exporural, organizadas pela Emater/RS-Ascar, com apoio da Fenasoja 2018 e da empresa Ouro e Prata.



Público socioassistencial 


Nesta sexta-feira (04/05) participaram também de visita guiada à área da Exporural, assistidos do Centro de Assistência Sagrada Família (Casf) da Vila Agrícola, Associação Beneficente São Francisco de Assis (Abefra) do bairro Cruzeiro do Sul e do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Vó Maria Pedrazza, do bairro Cruzeiro.  "Durante o ano desenvolvemos diversas ações socioassistenciais em parceria para que esse público possa avançar em geração de renda e qualidade de vida'", afirma a extensionista social Marina Domenighi, que acompanhou o grupo. 


O grupo acompanhou as orientações na estação sobre segurança e soberania alimentar, com ênfase na produção de alimentos para autoconsumo. Na oportunidade, a supervisora da Emater/RS-Ascar, engenheira agrônoma Ancila Altmann destacou a importância da produção de alimentos para a nutrição, saúde e diminuição de custos. Tecnologias de baixo custo e formas de manejo para a produção de hortaliças, mesmo em pequenos espaços, e de frutas também foram destacadas. A assistente técnica regional Social, Lisete Primaz, destacou ações de promoção da saúde e do bem-estar, bem como orientou sobre o uso de plantas terapêuticas, aromáticas e condimentares. 


Logo após, as participantes acompanharam uma oficina culinária de pratos de soja, conduzida na Cozinha da Soja. A receita de um bolo nutritivo de laranja com soja foi apresentada pela extensionista Ivânia Polaczinski, além de orientações sobre o uso saudável e diversificado da soja na alimentação humana. Também tiveram a oportunidade de visitar os Caminhos da Soja, que revelam a história da região de Santa Rosa, concomitante à evolução da agricultura e das cidades.

Compartilhe esse conteúdo:

Fique informado de tudo!

Todas as novidades no seu e-mail.

Apoio

Patrocinador

Patrocínio

Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador Patrocinador
Patrocinador