Festival Regional de Pratos reúne 74 delícias com derivados de soja

 

A versatilidade culinária da soja esteve representada em 74 pratos doces e salgados integrantes do 2º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja, mais uma atração da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). Com a intervenção do Grupo Étnico Madre Paulina (GEMP), companhia do município de Crissiumal, os participantes do Festival, realizado nesta terça-feira (03/05), foram estimulados a uma viagem pela memória, resiliência e história dos imigrantes que prosperaram, na região de Santa Rosa, o grão que dá nome à feira e presente no vasto cardápio do evento.

Participaram do Festival, agricultores (as), merendeiras e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento das receitas, extensionistas da Emater/RS-Ascar e lideranças de 39 municípios das regiões Fronteira Noroeste e Missões.

A presidente da Comissão de Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto, destacou que entre as propostas do festival estão incentivar o consumo da soja de forma diversificada e versátil na alimentação humana, voltando o olhar desde a produção do grão para esta finalidade, com uma matéria-prima qualificada e mais saudável. “Para que este Festival acontecesse contou-se com a mobilização de 39 municípios, onde foram realizadas a escolha de pratos típicos que representassem a história e o contexto cultural de cada município”, comenta Vanessa.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde, acrescentou sobre a importância de aproveitar o grão, tão presente na história da região, e seus benefícios na alimentação humana. “Procurem saber mais sobre a soja e as formas como podemos nos beneficiar dela”, reiterou. Da mesma forma, o vice-prefeito de Santa Rosa, Luís Antônio Benvegnú, destacou o privilégio de receber representantes de diferentes municípios da região e acrescentou que “a soja pode e dever ser usada como alimento”.

O presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Miguel Lauermann, por sua vez destacou que devemos ser propositivos, a exemplo do festival, com ideias e ações. “Trabalhamos de forma propositiva para que nossa feira seja uma mola propulsora do desenvolvimento da região e também do país, e focar no que pode melhorar a vida de todos”, destacou.

Ao final do evento, foi realizada uma degustação dos pratos, bem como entregues certificados de participação e exemplares do livro intitulado “Comida Boa também se faz com soja”, que contém todas as receitas integrantes do 2º Festival Regional de Pratos Derivados de Soja.

Quem tiver interesse em saber mais sobre o aproveitamento da soja na alimentação humana pode participar das oficinas culinárias de pratos derivados de soja, oferecidas diariamente na Cozinha da Soja.

IMG_0007 (Medium) IMG_0024 (Medium) IMG_0089 (Medium) IMG_9831 (Medium) IMG_9838 (Medium) IMG_0001 (Medium) IMG_0020 (Medium) IMG_9727 (Medium) IMG_0014 (Medium) IMG_0065 (Medium) IMG_0090 (Medium) IMG_9892 (Medium)