Duas mil pessoas são esperadas em oficinas oferecidas na Exporural

Primeiro dia de oficina Exporural

De 02/05 a 06/05, em torno de 2 mil agricultores são esperados nos dias de campo, que contemplam oficinas temáticas no espaço da Exporural, atração permanente da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), em Santa Rosa. Nesta segunda-feira, primeiro dia de oficinas, mais de 320 pessoas participaram do evento, que contemplou oficinas sobre atividade leiteira e sistema silvipastoril, energias alternativas, floricultura, hidroponia e semi-hidroponia, segurança e soberania alimentar, solos, secagem e armazenagem de grãos, regulagem de semeadoras e regulagem de pulverizadores, assim como oficinas culinárias na Cozinha da Soja.

O deslocamento de produtores de 42 municípios conta com o apoio da empresa Ouro e Prata e a mobilização de famílias assistidas pela Emater/RS-Ascar. Segundo o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, é importante a parceria firmada com a Feira e com a Ouro e Prata, “visando a discussão de temas relevantes de áreas de interesse, proporcionando a agricultores da região a interação com inovações e tecnologias, em uma das maiores feiras do Estado, que lhes proporcione a melhoria da qualidade de vida, redução da penosidade do trabalho e maior rendimento às propriedades, atentando-se às questões ambientais.

Participaram do primeiro dia de oficinas, excursões vindas de Campina das Missões, Dezesseis de Novembro, Garruchos, Nova Candelária, Porto Mauá, Santo Antônio das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro e Alecrim, além de visitantes de Santa Rosa e do país vizinho, Argentina.

Nesta terça-feira (03/05) devem participar agricultores vindos de Boa Vista do Buricá, Cerro Largo, Pirapó, Porto Lucena, Roque Gonzales, Santo Ângelo, Salvador das Missões e Senador Salgado Filho.

Comitivas de Bossoroca, Entre-Ijuís, Independência, Novo Machado, Porto Xavier, Santo Ângelo, Tuparendi e Vitória das Missões são esperadas na quarta-feira (04/05). Já a quinta-feira (05/05) será a vez de Caibaté, Doutor Maurício Cardoso, Eugênio de Castro, Guarani das Missões, Horizontina, Alecrim, Mato Queimado, Porto Xavier e Tuparendi.

No último dia de oficinas, (06/05), estão confirmados agricultores de Guarani das Missões, Horizontina, Porto Vera Cruz, Roque Gonzales, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Luiz Gonzaga, São Nicolau e São Paulo das Missões.