Divulgados os campeões da Paleteada

Na tarde deste sábado (30), o Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos do Noroeste Gaúcho (NCCCNG), promoveu mais etapa local da Paleteada. As atividades aconteceram na pista campeira do Parque de Exposições. A competição credencia os vencedores para uma classificatória regional, em Santa Vitória do Palmar. Da regional, classificam-se os melhores para a etapa estadual, que acontece durante a Expointer, em Esteio.

Segundo Daniel Rossato, Técnico da ABCCC (Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos), “a paleteada é realizada em dupla e testa a habilidade dos cavaleiros com o gado, além de avaliar a força, a rusticidade e a submissão do cavalo crioulo, simulando uma atividade campeira”, relata.

Na competição, um bovino é largado em uma raia, e cabe aos ginetes prensar o animal com os seus cavalos e conduzi-lo até a porteira mais estreita por um percurso pré-definido. Para chegar até a porteira final os competidores passam por outras três que vão se afunilando. As duplas são avaliadas por uma comissão que dá notas aos ginetes de acordo com seus desempenhos e domínio sobre o bovino. Vence a dupla com maior pontuação. Nesta etapa municipal, foram jurados Jean Mendes, Lúcio Stacowski, e João Carlos Vargas, produtores rurais e criadores de cavalos.

Para o Presidente do NCCCNG, Fernando Alberto Schlze, “a competição se mostra como grande oportunidade de levar os melhores participantes para a etapa estadual, a mais importante da categoria, além de poder mostrar as habilidades dos competidores locais”, ressalta.

Ao final da competição, foram premiados os vencedores.

IMG_45991ºlugar – Fernando Menezes/José Nascimento- Troféu + R$200,00

2ºlugar – Leandro Rumpel/ Rafael Schimidt- Troféu + R$100,00

3ºlugar – Otávio Aragão- Troféu

13133223_1052045431547297_5959421122087751938_n