Atrações da 21ª Fenasoja devem reforçar a importância do grão na alimentação humana

Como forma de divulgar e incentivar o uso da soja orgânica na alimentação humana, diferentes atrações estão sendo preparadas pela Comissão de Soja e Derivados da Fenasoja, de Santa Rosa. Festival Regional de Pratos à base de Soja, oficinas na Cozinha da Soja e comercialização de produtos derivados devem fazer parte da programação. Além disso, a comissão é responsável pela confecção do Bolo de 50 anos da Feira e pelos Caminhos da Soja, que contempla o resgate da história que acompanhou as famílias desde os primeiros grãos de soja plantados na região.
Segundo a presidente da Comissão de Soja e Derivados, Vanessa Matraszek Gnoatto e demais integrantes da sua comissão, a Emater/RS-Ascar, irá desencadear o Festival Regional de Pratos à base de Soja, envolvendo centena de famílias de agricultores, em mais de 40 municípios da região, “num trabalho educativo para uso da soja como complemento alimentar e sua produção mais limpa”. Todas as receitas serão compiladas em um livro que será distribuído gratuitamente permitindo que mais pessoas possam se aventurar na cozinha para preparar pratos a base do grão.
Fonte de proteínas, a soja contém isoflavona, substância que contribui para a redução do colesterol ruim, além de auxiliar na regulação da pressão arterial, prevenção de diabetes, osteoporose e doenças cardiovasculares. “Sabemos que a soja na alimentação é sinônimo de saúde e boa nutrição e, é por isso, que lutamos para que as famílias, adotem este hábito alimentar”, destaca Vanessa, que também é assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área de Bem-Estar Social.
Na programação da feira, que ocorre de 29 de abril a 8 de maio de 2016 no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa, estão previstas oficinas diárias do uso da soja em diversas receitas. O prazo para as inscrições será aberto previamente, sendo que a participação será gratuita. Também na Cozinha da Soja devem ser comercializados produtos derivados do grão.
Entre os derivados de soja mais consumidos na alimentação humana estão o óleo, farinha, proteína texturizada, leite, queijo (tofu), molho shoyu e soja verde, em grão ou até mesmo, torrada, o que permite extrair a farinha e o café. Além disso, o grão pode ser preparado verde ou maduro, cozido e servido em saladas, ou torrado como aperitivo. Nos festivais de pratos realizados nas últimas edições destacaram-se receitas como torta, bolo, cricri, croquete, trufa, pudim, pão, patê, almondegas, café, rapadura, entre outras delícias derivadas de soja.

Integrante da equipe de Assessoria de Imprensa da 21ª Fenasoja.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional de Santa Rosa
Jornalista Deise Froelich
dfroelich@emater.tche.br