Comemoração dos 75 anos da Biblioteca Pública Municipal Olavo Bilac de Santa Rosa

A biblioteca foi criada em 7 de maio de 1941, pelo Prefeito Municipal Capitão Pautilho Palhares e homenageia um dos mais importantes poetas brasileiros Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. O Poeta é conhecido por sua dedicação a literatura infantil, defensor do serviço militar obrigatório, criador do Hino da Bandeira e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

O bibliotecário Fabrício Leão apresentou a nova logomarca da biblioteca e o conceito de uso dessa nova identidade.

No evento ocorreu homenagens a destacados cidadãos santarosenses, indicados pela equipe da biblioteca e secretaria municipal de cultura e turismo, que de forma administrativa ou voluntária contribuíram ou contribuem para atingir os objetivos da biblioteca no decorrer destes 75 anos.

Foram homenageados como “Amigo da Biblioteca”:

O Senhor Prefeito Municipal Alcides Vicini, professor e administrador público, que promove diversas ações e investimentos culturais.

O Senhor Luís Antônio Benvegnú, vice-prefeito, que como administrador público, auxiliou na compra de software de automação da biblioteca e é um incansável incentivador da leitura.

O Senhor Anacleto Luiz Giovelli, ex-prefeito de Santa Rosa, que entre as suas diversas ações relativas a cultura, no período em que foi Secretário de Educação e cultura, priorizou pela valorização do magistério, a construção de prédios escolares, os programas de apoio à educação e fomento à biblioteca municipal.

O Senhor Doutor José Teotônio Facchim da Costa, médico, leitor assíduo da biblioteca pública e, há mais de 15 anos realiza de forma voluntária a restauração dos livros danificados.

A Senhora Ciça Lima, presidente da Associação Santarosense de Escritores (ASES), importante ativista cultural e voluntária em diversos projetos.

A Senhora Eunice Arsand, colunista do Jornal Noroeste, que, durante o período em que foi gerente do SESC Santa Rosa, atuou como importante parceira e apoiadora das atividades desenvolvidas pela biblioteca.

O senhor Luís Arthur Hoffmann, Presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, leitor assíduo que frequenta a biblioteca pública desde criança e é um contínuo doador de livros.

A Senhora Maira Beatriz Engers, escritora e professora, grande incentivadora da leitura e organizadora local das atividades voltadas à Semana Mundial do Livro promovida pela Unesco, Câmara Riograndense do Livro e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Senhor Clairto Martin, escritor, cronista do Jornal Noroeste e sócio-proprietário da Editora Café Pequeno, com vários livros publicados.

E, a Senhora Tereza Genoveva Caetano, que é uma das usuárias que mais retira livros na biblioteca pública.

 

IMG_0026 IMG_0036 IMG_0047 IMG_0053 IMG_0058 IMG_0063 IMG_0073 IMG_0082 IMG_0085 IMG_0091 IMG_0098