Bolo Oficial marca comemoração do Jubileu de Ouro da Fenasoja

IMG_2609 (Large)

Com 21 metros, o bolo oficial da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja) foi compartilhado no final da tarde desta terça-feira (05/05), junto ao espaço da Cozinha da Soja, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. O corte do bolo também celebrou o Jubileu de Ouro da feira, cuja primeira edição foi realizada em 1966.

Foram utilizados na confecção do bolo 45 quilos de merengue, 30 quilos de doce de leite, dezenas de ovos, além de aproveitar a grande protagonista da feira em sua composição, a soja. Durante o ato celebrativo, o presidente da 21ª Fenasoja, Gerson Lauermann saudou as mãos que fizeram a história da região e também da Fenasoja. “Há 102 anos, algumas mãos lançaram as primeiras sementes de soja aqui, depois outras mãos seguiram com a história ao trilhar e ampliar a produção da soja e, hoje, de modo especial, temos que agradecer as mãos divinas das mulheres que prepararam esse alimento tão saboroso, que provavelmente utilizaram um ingrediente especial, que é o amor”, afirmou.

A presidente da Comissão de Soja e Derivados, Vanessa Gnoatto, explica que a metragem do bolo está relacionada com a 21ª edição da feira e reitera que a utilização da soja em sua composição também é uma forma de valorizar o aproveitamento do grão na alimentação humana. “Esse bolo também representa a grandiosidade da feira e das pessoas que aqui vivem, no Berço Nacional da Soja”, comentou. Já o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Flávio Joel Baz Fagonde lembrou que outros espaços, como a Cozinha da Soja e os Caminhos da Soja também relembram a importância da soja na alimentação humana e no desenvolvimento regional. “Agradecemos imensamente à feira por ter nos dados a oportunidade de receber agricultores e outros visitantes de todo o Estado em atrativos como esses”, afirmou.

Já o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini, comemorou a “celebração da Fenasoja, da vida, da amizade, da força do voluntariado”, representados no bolo.

A elaboração do bolo foi resultado da mobilização de extensionistas da Emater/RS-Ascar, Coopermil, Cotrirosa, Super Polivalente e Eluir Alimentos.