21ª Fenasoja realiza Encerramento Oficial da Colheita da Soja no Brasil

Faltando menos de dois meses para o início da 21ª Fenasoja, é grande o envolvimento de toda a Comissão Central e equipe para acelerar e ajustar os últimos detalhes que darão a largada à aquela que promete ser a maior edição da história da Fenasoja.

No ano de seu cinquentenário, a feira em sua 21ª edição se fará presente com grandes transformações, e cheia de novidades. Algumas destas já são conhecidas, e outras ainda estão por vir. Agora, vamos destacar mais uma delas.

Neste ano, dentro das atividades de abertura da 21ª edição da Feira Nacional da Soja, no dia 29 de Abril, acontece o evento de Encerramento Oficial da Colheita da Soja no Brasil. Este, até então, um fato novo. Pensado e projetado pela Comissão Central da feira, a ideia do evento se dá pelo fato de Santa Rosa ser o Berço Nacional da Soja, e também uma das últimas regiões a colher a soja no Estado. A cerimônia de encerramento acontece na manhã de sexta-feira, (29), data de início da feira. Na oportunidade se farão presentes autoridades dos Governos do Estado e Federal, bem como lideranças locais.

O Presidente da comissão organizadora da Exporural, Roberto Racho destaca a iniciativa em se buscar este fato novo, e conta um pouco desta novidade -“É uma ideia nova. Um projeto que vínhamos discutindo juntamente com a comissão central. Hoje por exemplo, se faz evento de abertura da colheita do arroz, do milho, da própria soja. Mas não se conhece nenhum evento de encerramento. Por que não criar esse fato novo, trazer públicos diferentes, e ao mesmo tempo chamar a atenção do país ? Santa Rosa é uma das últimas cidades a fazer a colheita da soja na região” na região”.

Na oportunidade, Roberto também deu destaque ao apoio recebido de várias lideranças, que segundo ele, foram importantes para “solidificar e dar corpo” à essa ação. “Conseguimos a parceria de várias entidades do Governo. A nossa iniciativa deu certo. O Encerramento Nacional da Colheita da Soja, é hoje um evento oficial da Secretaria da Agricultura”. Ainda segundo Racho, a Comissão da Exporural estuda a viabilidade de fazer deste, um evento anual para a comunidade de Santa Rosa, destacando ainda mais a cadeia produtiva do grão em toda a região.

A área destinada ao evento de Encerramento Oficial da Colheita da Soja, foi semeada no início de janeiro e encontra-se em fase de floração. O espaço de quatro hectares, se dá ao lado da Exporural (fundos do Parque de Exposições). Após a cerimônia de encerramento, a área colhida dará lugar a um auditório. Este espaço irá servir de sala para minicursos sobre regulagens de plantio e implementos, cultivo protegido de hortigranjeiros, dentre outros treinamentos teóricos e práticos. Outro ponto que merece destaque, é a implantação do acesso asfáltico que irá ligar o parque de exposições a área da Exporural. O projeto foi viabilizado através de uma parceria entre a Fenasoja, Administração Municipal e Ministério do Turismo. A obra dará mais comodidade e facilidade aos visitantes, e em caso de chuva, vai evitar o deslocamento no barro até a Exporural.

A 21ª Fenasoja acontece de 29 de Abril à 08 de Maio de 2016, em Santa Rosa. A edição marca o Jubileu de Ouro da Fenasoja.

 

shutterstock_220389301 (1)