21ª Fenasoja promove palestra sobre consumo de carne suína e o reflexo na qualidade de vida

O público que compareceu ao Centro Administrativo do Parque de Exposições de Santa Rosa teve a oportunidade de conhecer mais alguns motivos para consumir carne suína, em palestra realizada nesta quarta-feira (30/09). “O consumo da carne suína e o reflexo na qualidade de vida” foi o tema abordado pela consultora da Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS) Thaliane Tereza Araujo Dias – Graduada em Nutrição pela Faculdade Anhanguera de Brasília, Pós-graduada em Nutrição Esportiva Funcional (UNICSUL), Pós-graduada em Obesidade e Síndrome Metabílica (FAB – Brasília).

O presidente da 21ª Fenasoja Gerson Miguel Lauermann ao justificar a realização do evento, ressaltou que a cadeia da soja não se restringe ao grão, mas contempla diversos setores da economia local, entre eles, da carne suína, que recebeu atenção especial por meio deste evento.

A palestra é realizada em um contexto em que o Brasil conquistou o 4º lugar no ranking mundial de exportação de carne suína. “Muitos não sabem, mas a carne suína é a proteína animal mais consumida no mundo inteiro”, destacou a palestrante.

No entanto, o consumo da carne suína pode avançar muito ainda dentro do país. Cada brasileiro consumiu em média 15,4 quilos de carne suína em 2014. Já o consumo mundial desta carne por habitante, no ano passado, foi de 39 quilos.

A palestrante também procurou esclarecer alguns mitos em relação à produção e ao consumo da carne. “Foi muito importante a desmistificação do uso de hormônios na produção da carne, pois a população tem a ideia de que eles são amplamente utilizados na alimentação suína”, opinou a tecnóloga em Alimentos Eliane Schmidt, que acompanhou a palestra.

Ao final do evento, os participantes tiveram a oportunidade de degustar diferentes pratos a base de carne suína, preparados pela Comissão de Recepção.

O evento foi promovido pela Comissão de Pecuária da 21ª Fenasoja coordenada pelo médico veterinário Gustavo Groff, ABCS e Sebrae. Conta com o apoio a Associação de Criadores de Suínos do RS, AMGSR e Administração Municipal de Santa Rosa. O patrocínio é de Cotrirosa, Clube do Produtor de Leite, Coopermil, Alibem, Sicredi, Cooperluz, Nutrepampa, Alta Genetics e Itambé.