21ª Fenasoja destaca aproveitamento da soja na alimentação humana

festival de pratos

A Comissão de Soja e Derivados está envolvida em diversos preparativos da 21ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja), que acontece de 29 de abril a 8 de maio, no Parque Municipal de Exposições de Santa Rosa. Entre as atrações estão a Cozinha da Soja, os Caminhos da Soja, o Festival de Pratos Derivados da Soja e o bolo da Fenasoja, com destaque para o aproveitamento do grão dourado na alimentação humana.

A presidente da Comissão, assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, na área social, Vanessa Gnoatto, explica que a Comissão atuará em quatro frentes de trabalho durante o evento. “Cada uma com suas particularidades, que estão sendo preparadas com muito afinco para surpreender os visitantes, envolvê-los e fazer com que se sintam parte desta 21ª edição da feira”, destaca.

A Cozinha da Soja será coordenada pela Administração Municipal de Santa Rosa, através do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres, pela Emater/RS-Ascar e pela Coopermil. Diariamente serão realizadas oficinas gratuitas de preparo de receitas práticas que aproveitam a soja em sua composição. Ao final das oficinas serão distribuídos livros de receitas entre os participantes, bem como degustados os pratos preparados.

Segundo a presidente Vanessa, “a opção de aproveitar a soja como elemento de inclusão social e de enriquecimento da dieta nutricional deve-se a questões históricas relacionadas à importância do grão para a cidade, bem como sua relevância comprovada na alimentação humana”. A ideia é diversificar e qualificar a alimentação das famílias, inserindo a soja de forma complementar na alimentação humana.

Previsto para o dia 03/05, às 14 horas, e já tradicional na feira, o Festival de Pratos Derivados de Soja é outra atração organizada pela Comissão de Soja e Derivados. Serão mais de 70 pratos doces e salgados, oriundos de mais de 40 municípios da região. As fases classificatórias estão sendo realizadas nos municípios, sob a coordenação da Emater/RS-Ascar, com o apoio de parceiros como Administrações Municipais e cooperativas.

Já o Jubileu de Ouro da feira será celebrado com o tradicional Bolo da Fenasoja. No dia 05/05, às 15 horas, o bolo que tem soja em sua composição será compartilhado com os visitantes e as autoridades que prestigiarem a feira.